Weby shortcut
transito de mercurio 2019

Observação Astronômica: Trânsito de Mercúrio

Evento

: Planetário Juan Bernardino Marques Barrio - UFG

https://www.facebook.com/events/3148112668563249/

: 11 a 11 Novembro 2019

Na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, da Universidade Federal de Goiás (UFG) estará aberto ao público das 9h35 às 15h para a observação do Trânsito de Mercúrio, que é a passagem do planeta Mercúrio em frente ao Sol. Trata-se de um evento astronômico raro, que ocorre 13 ou 14 vezes por século, e nesse ano poderá ser visto em todo o território brasileiro.

IMPORTANTE: O fenômeno não deve ser observado a olho nu, ou seja, não se deve olhar para o Sol sem contar com a proteção de filtros especiais. No Planetário da UFG utilizaremos telescópios e binóculos com filtros apropriados, além de óculos especiais para a observação segura do Sol. Em caso do dia estar nublado, não será possível realizar as observações.

A observação da passagem de Mercúrio em frente ao Sol foi prevista pelo astrônomo Johannes Kepler no século XVII. Em 7 de novembro de 1631 astrônomos confirmaram a ocorrência do fenômeno que, dentre as várias importâncias, permite o refinamento histórico da distância da Terra ao Sol e compreensão do trânsito de planetas ao redor de outras estrelas.

O próximo trânsito de Mercúrio ocorrerá em novembro de 2032, e será visível apenas parcialmente do Brasil.

Entrada franca. Não percam!