Planetário da Universidade Federal de Goiás: uma história de vida
O conceito de Planetário moderno está relacionado a uma cúpula hemisférica, equipada com uma máquina capaz de reproduzir o céu noturno em diferentes épocas e locais de observação, visto a partir da superfície da Terra. No centro desse sistema há um projetor que simula diferentes astros e seus movimentos, com círculos, linhas de referência e diversas outros possibilidades.
Este livro está ligado ao processo histórico dos Planetários, com uma narrativa que pensa e documenta a construção e consolidação do Planetário Juan Bernardino Marques Barrio, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Com esse objetivo, foram reunidos recortes de jornais, fotos, documentos arquivos pessoais e entrevistas com profissionais que dirigiam e deram vida ao Planetário durante sua existência.
Essa história de vida é abordada em uma cronologia de acontecimentos demarcada em décadas, enriquecida por fotografias que possibilitam vislumbrar um pouco de cada um desses períodos. Assim, retrata-se o Planetário da UFG e suas atividades, ressaltando a sua importância para o ensino, pesquisa e extensão universitária, bem como seu impacto social no Centro-Oeste brasileiro. Trajetória que é apresentada, também, na perspectiva de pessoas que fizeram ou ainda fazem parte dessa história. Clique aqui para abrir o livro digitalizado.