Planetário da UFG convida para a exposição “Caídos do Céu: os visitantes do espaço”
Meteoritos vindos da Lua, de Marte e de asteroides poderão ser tocados numa experiência única
Você sabia que algumas rochas que encontramos na Terra vieram direto do espaço? Os meteoritos são mensageiros cósmicos — pedaços de asteroides (e, às vezes, até da Lua ou de Marte!) — que atravessaram a atmosfera e chegaram até aqui. Meteoritos são testemunhos da formação do Sistema Solar, carregam segredos sobre a origem da vida e os processos geológicos que moldaram a Terra e outros planetas.
Nesta pequena exposição gratuita, que estará disponível no Museu do Planetário da UFG, de 18 de novembro a 6 de dezembro de 2025, você vai descobrir como eles se formam, do que são feitos e o que nos contam sobre a origem do Sistema Solar e da Terra. Venha também tocar (com cuidado!) alguns desses fascinantes pedacinhos do Universo!
Os materiais chegaram a Goiânia graças à colaboração das curadoras Maria Elizabeth Zucolotto (responsável pelo Setor de Meteorítica do Museu Nacional do Rio de Janeiro) e a professora da UFG Elisa Soares Rocha Barbosa (atual diretora-presidente da Sociedade Brasileira de Geologia), responsáveis pela exposição “No Meio do Caminho Tinha um Meteorito”, exibida no Salão Negro do Congresso Nacional, de 23 de setembro a 2 de novembro deste ano. A iniciativa foi idealizada para sensibilizar tomadores de decisão, como políticos e empresários, sobre a importância de uma legislação e fomentos à pesquisa, também como forma de dar visibilidade e buscar apoio junto à tramitação do PL 4471/2020, que regulamenta posse e propriedade dos meteoritos encontrados em território brasileiro.

Divirtam-se, aproveitem essa experiência!
Exposição Caídos do Céu: os visitantes do espaço
Museu do Planetário Juan Bernardino Marques Barrio
18 de novembro a 06 de dezembro nos seguintes dias e horários:
- terça a sábado (período matutino), entre 08:30 e 11:30;
- terça a sexta (período vespertino), entre 13:30 e 16:30;
- quintas (período no turno), entre 17:30 e 19:30.
- sábados entre 08:30 e 11:30 horas.
Entrada gratuita.
Fonte: Comunicação Planetário
