
Cidade de Goiás receberá evento de divulgação da Astronomia durante 2025
Parceria entre Instituto Biapó, prefeitura, Igreja, Planetário UFG e Clube de Astronomia viabiliza o projeto de extensão
Foi realizada na noite de 8 de fevereiro, no pátio da Igreja Santa Bárbara, na Cidade de Goiás, a primeira edição do Programa Goiás, Cidade Estelar que reuniu dezenas de pessoas interessadas na observação do céu noturno e informações sobre Astronomia. O evento faz parte de um projeto de extensão viabilizado pela parceria entre o Instituto Biapó, Secretaria Municipal de Turismo da Cidade de Goiás, Catedral de Sant’Ana, Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Clube de Astronomia Cecília Payne, vinculado ao Instituto de Física da UFG. O objeto é a realização de eventos mensais, aos sábados próximos das fases de Lua Nova, Quarto Crescente ou Minguante.
Crianças, jovens e adultos se encantaram com as observações ao telescópio. Foto: Px Silveira
No pátio externo foram instalados telescópios de alta definição, pertencentes ao Planetário da UFG. Também, no interior da Igreja, foi instalado e disponibilizado aos visitantes sessões audiovisuais sobre Astronomia dentro Planetário Móvel do Clube de Astronomia Cecília Payne. De acordo com o diretor do Planetário da UFG, Rafael Miloni Santucci, o calendário com as próximas datas ainda será definido e amplamente divulgado em breve.
Dezenas de pessoas aguardaram para assistir as sessões do Planetário móvel instalado dentro da Igreja Santa Bárbara. Foto: Px Silveira
Para o curador do instituto Biapó e coordenador do Programa Goiás, Cidade Estelar, Px Silveira, "Trata-se de um projeto que vai onde o público está, levando ao mesmo tempo a ciência e a poesia. A disponibilidade e o conhecimento do Planetário da UFG e do Clube de Astronomia se juntam à produção do Instituto Biapó em um casamento perfeito, que beneficia moradores e visitantes da Cidade de Goiás", declarou.
Todos os eventos do Programa Goiás, Cidade Estelar serão gratuitos e terão caráter exclusivamente culturais e de difusão de conhecimentos nas áreas da cultura, do patrimônio, da educação, da ciência e do meio ambiente.
Fonte: Comunicação Planetário