eclipse do Sol

Goiânia terá vista parcial do eclipse anular do Sol

Dia 14 de outubro estaremos abertos, das 15h às 18h, para quem quiser contemplar o fenômeno

No dia 14 de outubro, próximo sábado, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio estará aberto, das 15h às 18h, para quem quiser contemplar e se informar sobre um fenômeno astronômico que chama bastante atenção dos humanos. Esse fenômeno é chamado eclipse anular do Sol e ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar. A principal diferença para um eclipse comum é que no eclipse anular a Lua está mais distante da Terra e seu diâmetro aparente fica menor que o diâmetro aparente do Sol. Quem vier ao Planetário poderá observar o eclipse utilizando filtros solares apropriados enquanto o Sol estiver visível no céu.

Conforme a imagem abaixo podemos visualizar uma faixa escura que mostra no mapa do Brasil por onde o eclipse anular poderá ser melhor contemplado:

Projeção da vista do eclipse anular do Sol

Imagem disponibilizada pelo site (https://www.timeanddate.com/)

 

Daqui de Goiânia, teremos uma fração significativa de cobertura do Sol estimada em aproximadamente 60%, ou seja, do nosso ponto de vista, a Lua cobrirá cerca de 60% da superfície visível do Sol. Portanto, o eclipse visto daqui será parcial, com duração total de duas horas, 29 minutos e 22 segundos.

O início da ocultação do Sol ocorrerá às 15h25, horário de Brasília. Estima-se que o máximo (quando teremos aproximadamente 60% de cobertura do Sol) ocorrerá às 16:45:12. A partir daí, a Lua irá deixar de cobrir o Sol até sair completamente da frente da nossa estrela às 17h54. 

Quem quiser acompanhar o fenômeno deve seguir as seguintes orientações que deverão ser consideradas com muita atenção:

- a atividade é gratuita e liberada para todas as idades;
- o Planetário não recomenda, em hipótese alguma, a visualização do Sol sem filtros solares adequados. Não são recomendados filtros de soldador de nenhuma espécie, tampouco radiografias;
- o evento está sujeito às condições climáticas locais, é impossível contemplar o eclipse com tempo nublado ou chuvoso;
- não haverá sessão na cúpula neste dia.

Fonte: Comunicação Planetário

Categorias: Notícias Noticias