visita pacientes do Hospital Araújo Jorge

Sessão especial é aberta à pacientes da pediatria do Hospital Araújo Jorge

A visita fez parte das atividades do projeto de extensão “Ensinando para aprender”

Michele Martins

O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio recebeu nesta sexta-feira, 17/03, a visita de um grupo muito especial.  Oito crianças, pacientes do Hospital Araújo Jorge, seus acompanhantes e parte da equipe de enfermagem puderam assistir uma sessão especial na cúpula sobre os planetas do Sistema Solar. São crianças em tratamento contra o câncer que participaram de uma das atividades promovidas pelo projeto de extensão  “Ensinando para aprender”, coordenado pelo professor da Escola de Engenharia Ambiental e Civil (EECA),  Emiliano Lôbo de Godoi. “Este projeto consiste em ministrar aulas para os internados na pediatria do Hospital do Câncer,   possibilitando que continuem seus estudos mesmo estando afastadas das escolas durante o tratamento contra o câncer”, explicou.

De acordo com o professor, “não é a primeira vez que a gente realiza uma atividade assim. Agradeço à direção do Planetário, que sempre nos acolheu da maneira mais atenciosa e gentil possível. Sentimos também um orgulho imenso da Universidade pela forma como podemos devolver um pouco do muito que se investe nesta instituição. É um momento de muita alegria e emoção”, declarou Emiliano Lôbo.

A senhora Dilcirene da Silva Barros e o seu filho Lucas Barros são do interior de Goiás e nunca estiveram em um planetário antes. Ambos declararam o quanto gostaram da atividade: “Para nós foi muito boa a oportunidade do aprendizado”, declarou ela.

Para a enfermeira chefe, Danyella Oliveira Melo, esta foi uma ação importantíssima para a qualidade de vida dos pacientes. “Possibilita que eles saiam de uma rotina que não é nada fácil de conduzir. Temos pacientes aqui que já estão internados há mais de 20 dias. Isso ajuda não só eles, mas também toda a equipe do hospital. Sempre que possível, nos mobilizamos para realizarmos ações como esta”, disse a enfermeira.

Uma ação como esta representa a razão de existência do Planetário, disse o diretor do Planetário, Rafael Miloni Santucci. “Este é um espaço educativo e de enorme encantamento. As apresentações possuem certa magia e sempre trazem mensagem de esperança e alegria a todos que participam”, acrescentou.

visita pacientes do Hospital Araújo Jorge

Fonte: Comunicação Planetário UFG