fachada do Planetário

Novidades marcam retorno do atendimento em 2023

Maior oferta de dias e horários para as sessões na cúpula e nova exposição serão atrativos para o público

Michele Martins

A partir de 21 de março de 2023 o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio volta a oferecer horários matutinos e vespertinos para o atendimento de turmas escolares interessadas em assistir às projeções na cúpula. Estarão disponíveis os horários de 8h30 e 10 horas, de terça a sexta-feira pela manhã. Nas tardes de terça e quarta-feira, as sessões ocorrerão nos horários de 14h e 15h30. Os agendamentos são realizados somente pelo telefone (62) 3225-8085, começando sempre no primeiro dia útil do mês anterior, até que sejam preenchidas as vagas disponíveis. As sessões oferecem projeções lúdicas, especialmente criadas para mostrar a movimentação dos corpos celestes vistos da superfície terrestre e o valor do ingresso é de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Por causa da pandemia, somente em junho de 2022 os agendamentos para visitação de turmas escolares foram retomados. Essa decisão foi motivo de grande preocupação por parte da direção do órgão, para que o número de contaminações e mortes causado pela Covid-19 não fosse ampliado. A liberação do atendimento para um público, ainda reduzido a 80 lugares, ocorreu somente depois que o estado de Goiás registrou mais de 80% da população imunizada com ao menos uma dose da vacina. Dentro da cúpula há a capacidade para 120 lugares, e agora, a liberação da ocupação total dos assentos também voltou ao normal. 

Os atendimentos para o público em geral, que ocorriam às tardes de domingo, continuam suspensos. “Os atendimentos ao público em geral requerem outro tipo de suporte para sua realização e, atualmente, o Planetário da UFG  precisa de maior apoio da Universidade para executá-los. A UFG teve cortes drásticos durante o último governo federal e isso precisa ser revertido", explicou o diretor do Planetário, Rafael Santuicci.

No dia 5 de dezembro de 2022, a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, esteve no Planetário e tomou conhecimento das demandas de manutenção, acessibilidade e segurança que o órgão ainda precisa resolver para melhorar e ampliar o atendimento aos mais variados tipos de público. De acordo com Rafael Santuicci, “a reitora foi muito solícita frente às necessidades do Planetário, encaminhando, de pronto, providências para solucionar as demandas mais emergenciais”, disse.

Nova atração

Ainda no primeiro semestre de 2023, está prevista a inauguração da exposição "O Fascínio da Humanidade pelo Céu". O projeto está sendo construído em parceria com o Centro Integrado de aprendizado em Rede (CIAR), que vai desenvolver o design da exposição com base em um projeto curatorial elaborado internamente pelo Planetário. 

novo design para exposição

 

O objetivo é a reformulação de toda a linguagem expográfica existente atualmente no Museu do Planetário, para alcançar uma maior integração com a sociedade. De acordo com o projeto da exposição, o objetivo é fazer com que o público sinta-se contemplado com informações sobre a história da Astronomia e dos planetários. Farão parte da exposição réplicas de modelos astronômicos antigos, equipamentos de simulação do sistema Sol-Terra-Lua, documentos, jornais, fotos, maquetes, ilustrações e recursos audiovisuais. A data de lançamento será definida em breve.

Exposição virtual

A partir do trabalho que vem desenvolvendo para preservar seu acervo técnico-científico, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio está virtualmente aberto à consulta pública.  Além da visita virtual proporcionada pelo Projeto Planetário 360°, duas coleções de distintos assuntos já podem ser consultadas no repositório digital construído pelo Projeto Rotas do Conhecimento (Proec-UFG).

capa do site Rotas do Conhecimento

Repositório virtual disponibiliza acervo do Planetário UFG

 

Uma das coleções apresenta parte do acervo documental composto por recortes de jornais que formam o chamado clipping (processo contínuo de monitoramento e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca ou instituição). As notícias que desta coleção foram publicadas no período de 1977 a 2005. Tal acervo evidencia o grande interesse que a Astronomia desperta nos indivíduos, bem como a importância do Planetário da UFG para a população goiana. A disponibilização desta coleção neste repositório virtual permite que futuros pesquisadores tenham acesso a uma importante fonte de pesquisa histórica. 

Outro conteúdo disponibilizado é a coleção de banners da exposição Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big Bang. A exposição foi reproduzida em diversos planetários em todo o Brasil, por ocasião do Ano Internacional de Astronomia, que ocorreu em 2009. Esta coleção é composta por 20 banners de lona, com dimensões de 1,0 x 1,2 m. Em cada banner, composições entre fotografias e textos apresentam uma série de informações científicas sobre a origem do Universo, a formação de galáxias, estrelas, planetas e satélites. A curadoria científica e texto final foram de Augusto Damineli e o design gráfico e museografia feitos por Miguel Paladino. Contribuiu também a administração da Rede brasileira IYA 2009, o INAPE (Instituto de Astronomia e Pesquisas Espaciais de Araçatuba), além de Universidades, Observatórios e Planetários, que fizeram parte da Rede Brasileira IYA 2009.

Recursos aguardados

Já no final de 2022, o Planetário UFG foi contemplado pelo Edital 39/2022 do CNPq, que prevê a destinação de recursos para propostas de revitalização, expansão, manutenção e fortalecimento das ações de divulgação científica em museus e centros de ciência e tecnologia. Dois projetos foram contemplados. Para o diretor do Planetário da UFG, mesmo com a nova gestão do governo federal, ainda há incertezas da liberação dos recursos previstos e atualizações ainda são aguardadas.

Uso de máscaras recomendado

De acordo com a direção do Planetário, o uso de máscara ainda deve ser considerado como principal medida de biossegurança para proteção contra infecções virais que afetam nariz e garganta dentro de um espaço como o do Planetário. Novas ondas de contaminação causadas por sub variantes provenientes das mutações do coronavírus ainda são registradas em todo o mundo e a cúpula de projeção é um local que oferece grande possibilidade de contaminação por vias aéreas, pois deve permanecer completamente fechada durante uma sessão e os aparelhos de ar condicionado não realizam uma troca de ar completamente segura.

Fonte: Comunicação Planetário UFG

Categorias: Notícias Noticias