Capa notícia 50 anos

Planetário lança vídeo comemorativo aos 50 anos

Narrativa destaca a arquitetura do prédio e a singularidade do projetor Spacemaster

O Planetário Juan Bernardino Marques Barrio da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi inaugurado em 23 de outubro de 1970 na Região Central de Goiânia. Por fora, sua arquitetura piramidal encobre a grande cúpula, que simula o céu esférico visível de qualquer ponto do Planeta Terra. Por dentro, o projetor Spacemaster estimula a curiosidade e só deixa de ser a principal atração quando as luzes se apagam e vemos o céu noturno sobre nossas cabeças. São estes dois elementos, a arquitetura do prédio e a singularidade do projetor Spacemaster, que marcam a narrativa do vídeo lançado hoje pelo órgão para celebrar os seus 50 anos de existência.

Produzido pelo artista visual Matheus Meireles, a partir de contribuições de toda a equipe do órgão, o vídeo privilegia um olhar poético e afetivo. “A visualidade foi composta por filmagens sensíveis, guiadas por um olhar afetivo e poético que deseja destacar as principais nuances da arquitetura do Planetário e de seu histórico projetor, o Spacemaster. Em equilíbrio com a imagem, a sonoridade somará no objetivo de enaltecer, emocionar e gerar encantamento pelo Planetário em todo seu impacto e singularidade”, destaca Matheus Meireles.

Contribuíram para a captação das imagens o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTIME) e o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig), do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA- UFG).

Ao longo de 50 anos, o Planetário Juan Bernardino Marques Barrio tem sido um local que compartilha conhecimentos sobre a Astronomia e desperta um profundo encantamento em crianças, jovens e adultos. Estima-se que cerca de um milhão de pessoas, especialmente estudantes do ensino básico, já acompanharam os vários programas sobre viagens cósmicas, galáxias, estrelas e planetas no nosso Sistema Solar.

Em um momento em que não há visitações ao Planetário por causa da pandemia, o órgão tenta alcançar seu público por meio dos espaços virtuais. No link abaixo encontra-se um formulário com objetivo de coletar relatos das pessoas que tenham participado desta história. Então, se você vivenciou momentos felizes e emocionantes no Planetário (ou com alguém da equipe) e gostaria de compartilhar alguma lembrança ou possui alguma expectativa para o futuro, por favor nos deixe saber! Clique aqui.

Para a direção, o lançamento de um vídeo comemorativo e a enquete marcam o início das celebrações oficiais dessa data e destaca poeticamente a importância deste, que é um dos planetários mais antigos em funcionamento do Brasil.

Fonte: Comunicação Planetário

Categorias: notícias