Opções Avançadas Busca exata  Todas as palavras  Qualquer uma das palavras
Material orgânico em Ceres
Sonda Dawn descobriu material orgânico na superfície de Ceres
Em 02/03/2017 às 12:49

A sonda da NASA encontrou evidências de moléculas orgânicas em Ceres em 16 de fevereiro de 2017, com o uso de um equipamento chamado de espectrômetro de luz infravermelha. O material orgânico aparece com a cor vermelha na fotografia acima.

Ceres é o maior astro no cinturão de asteroides situado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Ceres é um planeta anão com superfície rochosa e misturada à água congelada. O material foi detectado ao redor da cratera Ernutet no hemisfério norte do planeta anão, e que possivelmente foi ejetado pela colisão que formou a cratera. A ejeção cobre uma área de cerca de mil quilômetros quadrados.

Com essa descoberta há mais evidências que os meteoritos do grupo dos carbonáceos, e que foram encontrados na Terra, eles devem ter se originado de Ceres. As moléculas orgânicas provavelmente são originárias de Ceres, por meio de reações químicas produzidas pela presença de água e calor.

Sonda Cassini apresenta evidência de atividade hidrotermal em lua de Saturno
Em 17/03/2015 às 13:57

A sonda Cassini da NASA forneceu aos cientistas a primeira evidência clara de que a lua de Saturno, Encélado, exibe sinais de atividade hidrotermal atual, que podem ser semelhantes ao que vemos nas profundezas dos oceanos da Terra. As implicações de tal atividade, num mundo que não o nosso, abrem possibilidades científicas sem precedentes.

Buraco negro é descoberto durante "Alvorada Cósmica"
Em 03/03/2015 às 15:27

Cientistas descobriram o quasar mais brilhante no início do universo, alimentado pelo buraco negro mais maciço já conhecido daquela época. A equipa internacional liderada por astrónomos da Universidade de Pequim (China) e da Universidade do Arizona (EUA) anunciou ontem as suas descobertas com um artigo na revista Nature.

Misteriosa formação em Marte desperta atenção de pesquisadores
Em 21/02/2015 às 14:25

Sem dúvida, Marte continua sendo o planeta mais intrigante do Sistema Solar. Vira e mexe aparece alguma coisa que chama a atenção e atiça a imaginação. A bola da vez é uma estranha nuvem que surgiu no hemisfério Sul do planeta e que ninguém tem a menor ideia do que se trata.

Primeiras estrelas nasceram mais tarde do que se pensava
Em 12/02/2015 às 21:02

Novos mapas do satélite Planck da ESA desvendaram a luz "polarizada" do início do Universo por todo o céu, revelando que as primeiras estrelas formaram-se muito mais tarde do que se pensava anteriormente.

Estudo conclui que pode haver dois outros planetas no Sistema Solar
Em 27/01/2015 às 17:40

Astrônomos britânicos e espanhóis anunciaram que pode haver dois planetas a mais, ainda não descobertos, no Sistema Solar, além da órbita de Plutão. O estudo foi publicado na última edição do "Monthly Notices" da Sociedade Astronômica Real.

Detectado pulsar mais brilhante visto até hoje
Em 16/10/2014 às 19:57

Uma fonte ultraluminosa de raios-X (ou ULX) que o astrônomos pensavam ser um buraco negro é afinal o pulsar mais brilhante até agora detectado, com a energia de cerca de 10 milhões de sóis.

Missão da Nasa revela vales ocultos na Lua
Em 03/10/2014 às 17:30

Cientistas identificaram uma grande forma retangular enterrada logo abaixo da superfície da lua. A estrutura tem 2.500 quilômetros e seria um vestígio de vales antigos cercados por penhascos que posteriormente foram inundados por lava.