Planetario

Conheça o Planetário

O Planetário da UFG promove atividades interessantes e educativas, com o auxílio de recursos técnicos audiovisuais em sua cúpula de 12,5 metros de diâmetro. Tem a orientação de professores mestres e doutores do IESA - Instituto de Estudos Socioambientais da UFG.

O projetor Zeiss Spacemaster situado ao centro da sala de projeções é o mais antigo em funcionamento no Brasil e foi o terceiro a ser inaugurado no país.

Há cerca de 60 planetários fixos e 50 planetários móveis no Brasil, sendo muitos deles filiados à ABP - Associação Brasileira de Planetários, cuja sede é no Planetário da UFG.

A equipe do Planetário atende à cursos de graduação da UFG, por meio de disciplinas obrigatórias, optativas e de Núcleo Livre para o IESA e outros institutos e faculdades da UFG.

Há dois programas de pós-graduação sediados no planetário. O programa de mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemática, que reúne pesquisadores das áreas de Física, Biologia, Química e Matemática. A Especialização em Educação em Astronomia, que é oferecida presencialmente pelos docentes do planetário.

As atividades de extensão ocorrem com os atendimentos escolares e ao público em geral. Durante a semana, o Planetário da UFG realiza sessões para estudantes e nos fins de semana para o público em geral, sendo garantia de diversão e conhecimento para todas as idades.

Através deste site você pode pesquisar qual programa pretende assistir, o dia e a hora da sua visita, além de poder entrar em contato com a equipe do planetário por e-mail.

Fonte : Planetário - UFG